top of page

Impacto do COVID-19 nos transtornos obsessivos compulsivos

Atualizado: 28 de set. de 2021

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é caracterizado por pensamentos, imagens ou impulsos indesejáveis e obsessões e/ou comportamentos repetitivos ou atos mentais.



No que diz à pandemia, o risco de contaminação causa implicações para sujeitos com TOC, em especial aqueles que têm obsessão por contaminação e compulsão por lavar, uma vez que deixa de ser algo irracional, para um ação aceitável, gerando assim, validação para intensificar os rituais de limpeza, compulsão e medo de infecção, desenvolvendo uma piora no problema.


Segundo uma pesquisa, (Nissen et.al 2021) as crianças e os adolescentes têm mais vulnerabilidade, eles alcançaram um pior resultado tanto na gravidade do TOC quanto na piora dos sintomas de ansiedade e depressão. As reportagens diárias destacando a gravidade e mortes pela COVID-19 tornaram esse grupo mais afetado por preocupações quanto à perda de seus cuidadores, portanto reagindo com mais preocupação e medo.


Ainda relata, que pacientes que nunca tiveram TOC, podem apresentar os sintomas, em virtude da atual situação pandêmica do nosso país.


Você sofre desses sintomas ou percebeu que começou a ser afetado?

Procure um profissional habilitado pra te ajudar!


Fontes de pesquisa: 15921-Article-197953-1-10-20210515.pdf

Artigo de Nissen et al. (2021)

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page